Reprovou no Exame da Ordem? Saiba como virar o jogo.

Reprovou no Exame da Ordem? Saiba como virar o jogo.

2018-05-07T19:21:37+00:00 Por |Coaching para OAB|0 Comentários

Se você está estudando para a prova da OAB, e está preocupado com uma reprovação, não se preocupe. Muitos candidatos já passaram por isso. De acordo com estudos realizados pela FGV, a responsável pela prova da OAB, a taxa de reprovação chega até mais de 80%.

Esse mesmo estudo também afirma que muitos candidatos que conseguiram a carteira da OAB se inscreveram por 12 vezes até conseguir passar.

A realidade é que não existe um método para estudo  que seja ideal e garanta que você será aprovado de primeira, pois cada um aprende e guarda as informações de formas diferentes. Além disso, basta você organizar seus métodos e variar sua forma de estudar para a prova.

Caso você faça a prova e acabe reprovando, não se preocupe, basta tentar mais uma vez. Aproveite também para seguir as dicas a seguir e conseguir fazer uma prova melhor na próxima vez:

O que fazer se reprovar na prova da OAB?

  1. Veja onde errou

O primeiro passo para conseguir seguir em frente após uma reprovação é refazer a prova da OAB que você foi reprovado. Isso é de extrema importância para que você veja onde errou.

Portanto, refaça as questões que errou e entenda o porquê de ter errado. Refaça também as questões que acertou. Após essa análise, sem dúvidas você verá que errou questões simples e fáceis por simples falta de atenção. Isso é totalmente comum, pois na hora da prova tem toda a pressão e o estresse.

  1. Modifique suas formas de estudar

Caso seus métodos de estudos não estejam te trazendo resultados, a melhor ideia é analisar e mudar suas formas de estudar. Isso não significa que você deve deixar de lado o método que está utilizando agora, e sim que você pode incluir em sua rotina de estudos maneiras diferentes de estudar.

Atualmente, existem diversos cursos online para a prova da OAB, que são capazes de acrescentar explicações de professores que pode ser visto em qualquer lugar e a qualquer momento. Totalmente fácil para quem não tem muito tempo para se dedicar aos estudos.

  1. Faça simulados

Se o maior problema que você enfrenta é nervoso para fazer provas e testes, além do problema com a pressão que a prova da OAB tem, é essencial que você pratique como se estivesse fazendo a prova, uma espécie de treino.

Sente-se em uma cadeira, ajuste o ambiente para que fique o máximo parecido com o da prova, ajuste seu cronometro e realize uma simulação da prova de verdade.

Essa simulação fará com que seu cérebro se acostume com a situação, e você ainda terá a chance de criar técnicas para conseguir responder as questões de forma calma e segura, pois a administração do tempo para cada questão também é fundamental para o seu resultado final.

Para ajudar ainda mais nessa simulação, existem diversos links e ferramentas com simulados da prova disponíveis na internet. Basta buscar pelos simulados e começar a treinar para o dia da prova real.

Quando realizo as sessões de coaching para a prova da OAB percebo e sinto a dificuldades dos candidatos durante a preparação, muitos realizaram a prova diversas vezes, porém após a conclusão do treinamento se sentem motivados, focados e com novas estratégias para continuar em busca desse objetivo.

Conheça o coaching transformador para o Exame de Ordem.

Vale muito a pena continuar, pois no final terá a certeza que todo esforço foi recompensado.

Professor e Coach Roberto Conceição

https://www.facebook.com/prof.robertoconceicao

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário