MOTIVAÇÃO, NECESSIDADE, PRESSÕES E ANGÚSTIA

MOTIVAÇÃO, NECESSIDADE, PRESSÕES E ANGÚSTIA

A motivação para tudo que fazemos na vida vem de uma força que nos impulsiona. Quando caminhamos, é rumo a algum lugar; quando saímos de casa é para desempenhar alguma tarefa; quando nos inscrevemos em uma universidade é para alcançar o diploma, e assim por diante.
No entanto, da mesma forma temos necessidade, de sonhar, de realizar, de vencer na carreira profissional, de ter uma família…
Logo, motivação e necessidade são dois fatores que movem os serem humanos.
Quando se pretende uma formação acadêmica e profissional muitos são os degraus que deverão ser superados: a entrevista de emprego, a formação universitária, o vasto currículo e a aprovação em diversas provas da faculdade e para os bacharéis em direito o tão “nebuloso e sombrio” (para alguns) exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
Mas como passar nesse exame? Por que passar? Existe uma motivação e uma necessidade REAL para esse exame ser superado?
A resposta é sim, existe! Isso porque é essencial, para ser um advogado, superar mais esta fase, motivando-se através de uma necessidade. Neste ponto, motivação e necessidade se encontram formando uma única força que leva o aluno a se dedicar não somente meia hora por dia, pois isso não vai bastar, mas dedicar finais de semana inteiros,  noites de “baladas”,  feriados, em prol da satisfação de uma necessidade.
Pode, às vezes, parecer quase que um sacrifício, deixar amigos e namorada, esposa, filhos de lado em prol de um único exame. No entanto, mais a frente contando a história do exame da OAB, você poderá verificar que esse exame representa a superação de um degrau muito importante, separando formandos simples e usuais, de profissionais de Direito.
Não se pretende, evidentemente, desprezar os outros cursos e seus formandos, no entanto, destaca-se que este é um dos únicos cursos no Brasil que exige um exame a mais depois da formação universitária, para só então poder desempenhar a função de advogado, ou seja, ser um profissional devidamente preparado e capacitado para cumprir uma função e desempenhar uma defesa legal de outros seres humanos. O exame da OAB é uma “peneira” que separa os bons dos melhores.
Surge a questão: Você quer ser bom ou quer ser melhor?
Guarde sua resposta para si mesmo, porque se a resposta for “quero ser melhor” já tem a motivação que precisa e estudar e esforçar-se é somente mais um passo para alcançar seu objetivo.
Ele só será alcançado com horas diárias de estudo, meditação e concentração, focando os pontos certos para alcançar sucesso na aprovação do exame da OAB.
Na atualidade, o ensino do Direito no Brasil tem se tornado cada vez mais amplo e preparatório, pois muitos estudantes, já em meados do curso de Direito, começam a estudar para o exame da OAB, de forma simultânea junto com suas matérias habituais. Isso é motivação em prol de uma necessidade.
Deixar para estudar para o exame da OAB em cima da hora, semanas antes, é uma atitude não sábia, uma vez que, se o conhecimento for adquirido e aprofundado aos poucos, sua chance de fixá-lo na mente é maior. (RELVAS, 2009).
É essencial para os candidatos ao exame da OAB uma preparação prévia, não de semanas ou dias, mas de meses. No entanto, isso não significa que meses antes do exame da OAB você vai precisar parar sua vida, não, não é isso! O que eu quero dizer é que  quanto mais cedo começar sua preparação, menos tempo diariamente terá que se dedicar a esse estudo.
A longo prazo, com calma e meditação, o conhecimento é melhor fixado.
Já Accorsi (2005) revela que a motivação para alcançar um objetivo não pode ser exercida através de pressões e angústia, pois assim o alcance do objetivo fica comprometido.
Quando um funcionário, por exemplo, cumpre metas com medo de perder o emprego, logo tentará achar um emprego que o pressione menos. Mas se a motivação é “quanto mais faz mais ganha”, o funcionário estará sempre um passo a frente rumo ao sucesso.
A motivação não pode ser movida por desespero: “Se eu não passar no exame da OAB é meu fim, estarei perdido, serei um fracassado”. Não deve ser este o seu pensamento. Você deve ter em mente que VAI passar no exame porque você quer, porque é bom para você, e caso não passe, estará mais preparado para o próximo exame, deixando a motivação ser suave, tranquila, gratificante…
Assim, cada vez que você sentar para estudar será um prazer, uma satisfação, um passo rumo à sua aprovação.


É lógico que o exame da OAB gera pressão e angústia, desespero e ansiedade, mas se você se preparar, se dedicar meses antes, com calma,  preparando-se para o momento da prova, os anseios serão controlados e o resultado bem mais positivo.
No momento em que o aluno se prepara para o exame da OAB significa que, supostamente, ele já é um vencedor, já passou pelo vestibular, já terminou o curso universitário, ou seja, já venceu varias etapas e, logicamente, vai vencer mais uma. Sinta-se na frente de muitos outros que ainda sonham entrar na faculdade. Não se sinta superior, mas sinta-se já um vitorioso.
Leia livros de Direito, o máximo de livros que puder; distraia-se vendo filmes que relatam a história – mesmo que fictícia – de grandes advogados; leia reportagens de como juízes e promotores fazem a diferença na história do Direito no Brasil; motive-se rumo à necessidade de ser aprovado no exame da OAB.
Livros de ficção jurídica como as obras do autor John Grisham podem ser uma excelente distração e motivação para seu crescimento intelectual. Não basta só estudar o conteúdo da prova é preciso estar tranquilo(a), motivado(a) positivamente, feliz, descontraído(a), de forma que a prova seja somente um ponto a mais em sua carreira.
Escute boas músicas de fundo quando estiver estudando, conforme Ferreira (2006) e Bréscia (2003), pois a música suave de fundo, em momentos de meditação, motiva o cérebro rumo a captar mais conhecimentos.
Todas as formas possíveis de motivação devem ser utilizadas nos dias/semanas que antecedem a prova a ser realizada. É sempre essencial uma motivação positiva. Fuja dos que exercem pressão excessiva e esteja perto de pessoas agradáveis, num ambiente tranquilo.
Prof. Roberto Conceição
Contato: https://www.facebook.com/prof.robertoconceicao

Sobre o Autor:

13 Comentários

  1. Kori Fedorko 07/08/2018 em 18:05

    Amei do seu post, super legal seu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, acesse ele depois. Até logo!

  2. Emery Verdugo 07/08/2018 em 18:16

    Adorei do seu post, muito legal teu ponto de vista. Eu tenho um Site sobre este mesma tema, visite ele mais tarde. Até logo!

  3. minecraft 05/10/2018 em 00:50

    Excellent blog here! Also your site lots up fast!
    What web host are you the usage of? Can I am getting your
    affiliate link in your host? I want my website loaded up
    as fast as yours lol

  4. minecraft 05/10/2018 em 16:13

    Hi to all, how is the whole thing, I think every one is getting more from
    this website, and your views are good designed for new viewers.

  5. minecraft 06/10/2018 em 14:47

    What’s up, of course this post is really nice and I have learned lot of things from it on the topic of blogging.

    thanks.

  6. minecraft 06/10/2018 em 20:35

    I just like the valuable info you supply in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and test once more right here regularly.
    I’m reasonably sure I’ll be told lots of new stuff proper here!
    Best of luck for the next!

  7. minecraft free download 2018 08/10/2018 em 07:25

    Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff prior to and you
    are just too wonderful. I actually like what you
    have bought here, certainly like what you are saying and the way in which during which you assert
    it. You are making it enjoyable and you continue to care for
    to keep it smart. I cant wait to learn much more from you.
    That is really a great web site.

  8. minecraft free download 2018 08/10/2018 em 14:44

    I got this site from my pal who informed me on the topic of this web site
    and now this time I am visiting this website and reading very informative
    posts here.

  9. minecraft free download 2018 09/10/2018 em 08:10

    Hurrah! After all I got a blog from where I be capable of in fact obtain useful information concerning my study and knowledge.

  10. minecraft free download 2018 09/10/2018 em 09:36

    I’m gone to inform my little brother, that he should also pay a quick visit this blog on regular basis to obtain updated from
    hottest news update.

  11. tinder dating site 16/10/2018 em 10:17

    Hey very nice blog!

  12. furtdsolinopv 18/10/2018 em 15:44

    You could certainly see your expertise in the work you write. The arena hopes for more passionate writers like you who are not afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

  13. minecraft secret free download 18/10/2018 em 18:58

    Fantastic goods from you, man. I have understand your stuff previous to and
    you’re just extremely great. I actually like what you’ve acquired
    here, certainly like what you are stating and
    the way in which you say it. You make it entertaining and you
    still care for to keep it sensible. I cant wait to read far more from you.
    This is actually a terrific website.

Deixar Um Comentário