5 passos para vencer a insegurança na prova da OAB

5 passos para vencer a insegurança na prova da OAB

Muitos candidatos que estão se preparando para o certame passam por dificuldades para conseguir controlar o medo e a insegurança na prova da OAB.

Esse é um problema comum, não só para aqueles que irão prestar a prova, mas também uma dificuldade que a sociedade enfrenta, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde o medo e a insegurança estão presente na vida de cerca de 20% dos moradores de grandes cidades, que sofrem com fobias, transtornos de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada e diversos outros problemas.

Tudo isso acaba sendo bastante prejudicial aos candidatos durante a tão importante prova da OAB para conquistar os sonhos, sendo também essa a principal razão para a reprovação de candidatos. Por essa razão, você encontrará a seguir algumas dicas que te ajudarão a manter a calma durante a realização da prova, para conquistar a tão desejada carteira da OAB.

Dicas para controlar a ansiedade durante o exame da OAB

  1. Administre seu tempo

Antes de começar a fazer o exame da OAB, tenha em mente a quantidade de tempo que você levará para realizar cada questão. Quando você consegue administrar seu tempo para cada questão você reduz a ansiedade, e a insegurança na prova da OAB.

  1. Inicie pelas questões mais fáceis

Inicie seu exame da Ordem pelas matérias que você domina e acha mais fácil. Tudo isso te dará confiança suficiente para fazer o restante da prova. Mas, caso você decida começar pelas questões mais complexas, que sente mais dificuldade você pode acabar desanimando e enfrentando diversas dificuldades na hora de realizar o restante da prova, até mesmo na hora de responder as questões que você mais tem facilidade.

As questões mais difíceis podem fazer com que você questiona seu preparo para o exame, te causando ansiedade em excesso e atrapalhando de forma direta todo seu desempenho no restante da prova.

 

Curso Online OAB

Curso Online OAB

  1. Pule as questões que não consegue resolver

Caso você não saiba como solucionar uma questão, mesmo que seja a primeira questão da prova, evite ficar ansioso e claro, não se desespere. Passe para a próxima questão.

Após solucionar todas as questões que domina e considera fáceis, volte para as questões mais difíceis. Lembre-se sempre de que você não precisa acertar todas as questões da prova para ser aprovado no exame.

  1. Se concentre

Mantenha toda a sua concentração na realização da prova. Quando sua mente se mantém concentrada em uma tarefa, menores são as chances de que ela seja contaminada pelos sentimentos causados pela ansiedade, insegurança e nervosismo. Ao invés de pensar nas questões, você acabará divagando, criando dificuldades em fazer uma boa prova.

Toda concentração na prova é essencial, portanto não deixe que essa concentração se perca por nenhuma distração. A melhor dica para controlar toda ansiedade causada pela pressão da prova é se manter concentrado.

  1. Tenha atenção com o tempo

O tempo para colocar as respostas no cartão-resposta é de cerca de 30 minutos, mas pode variar muito de acordo com a quantidade de questões. Portanto, faça isso com total atenção, questão por questão, após terminar de responder tudo o que sabe.

É hora de iniciar sua preparação de uma forma focada e com muita determinação. Monte uma boa estratégia de estudos  e vença a insegurança na prova da OAB.

Professor e Coach Roberto Conceição

https://www.facebook.com/prof.robertoconceicao

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário