Como se manter focado para o Exame de Ordem

Como se manter focado para o Exame de Ordem

Como se manter focado para o Exame de Ordem

Estudar por muitas horas seguidas pode ser extremamente cansativo, não é mesmo? Quando estamos em busca da realização de sonhos, sabemos o quanto é necessário ter foco e disciplina. Tudo isso pode até parecer fácil no começo, mas na hora de fazer mesmo nada é tão simples quanto parece.

Para os que costumam passar muito tempo trancados estudando, o maior problema é conseguir se manter focado. Principalmente quando está estudando alguma questão antiga do exame de ordem que exige um esforço maior, uma maior atenção e capacidade de memorização. Nessas horas, manter o foco é ainda mais difícil! Sem mencionar fatores externos que sempre distraem as pessoas, como alguém chamando ou interrompendo, algum barulho externo, visita que chega ou as redes sociais e o telefone o tempo todo chamando naquele grupo do Whatsapp.

Se distrair é algo extremamente comum e é parte do ser humano, isso porque chega um determinado momento que nosso corpo começa a exigir coisas que não são tão sistemáticas e cansativas. As distrações são parte da nossa vida, mas existem soluções simples que podem te ajudar a evitar esse problema durante o estudo para a prova da OAB.

Como manter o foco para o exame da ordem?

É importante saber que a maior causa da distração é você mesmo. Isso mesmo, você é o principal culpado por se distrair. Para conseguir se livrar desse problema, basta aceitar que está se atrapalhando e começar a mudar, sem dúvidas você será mais produtivo e os resultados melhorarão, e muito.

 

Confira a seguir o que pode estar te tirando o foco e o que você pode fazer para conseguir se concentrar mais para o exame de ordem:

  1. Problemas fisiológicos

Na preparação para o exame da OAB, muitos candidatos acabam deixando de dormir à noite para estudar, não é mesmo? Além disso, deixam de almoçar no horário correto para ler um capítulo importante, deixam de se preocupar com a quantidade de horas dormidas, com a alimentação e a qualidade de vida, fazendo com que seu corpo fique exausto e sem qualquer ânimo para continuar.

Para fazer qualquer coisa precisa-se de energia, não é porque você está usando apenas seu cérebro que seu corpo não precisa repor necessidades básicas. Portanto, é preciso que você descanse o suficiente, se alimente corretamente e valorize sua qualidade de vida.

  1. Falta de disciplina

É importante ter horários estabelecidos para estudar. A escolha de um horário e um tempo determinado para os estudos faz com que seu corpo se acostume com essa nova rotina e com isso, você consegue se organizar de uma forma bem melhor. Crie uma estratégia de estudos que você possa em pouco tempo conquistar os objetivos e concluir essa rotina de estudos dentro do período estipulado.

Cumpra seus horários criando sua rotina e deixe claro para as pessoas que durante esse período de tempo você não estará disponível.

  1. Evite o celular e as redes sociais

Durante seu período de estudos mantenha o celular desligado, off-line, evite usar e-mail, chats e desative todas as notificações das redes sociais e de tudo que possa te impedir de concluir sua rotina determinada de estudos.

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário