Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo!

Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo!

Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo

O Exame da OAB é um pré-requisito para os bacharéis que desejam atuar na área do Direito. Porém, é comum que o candidato acabe não conseguindo passar de primeira. Existem avaliações que já tiveram cerca de 12 mil aprovados apenas em um total de 115,3 mil inscritos.

Esses dados comprovam que é extremamente comum que haja uma reprovação em massa na OAB. A taxa de reprovação no exame chega a 90%, fazendo com que muitos candidatos fiquem frustrados, principalmente pelo principal objetivo do exame ser a escolha da carreira.

Existem diversas faculdades de Direito no país, com 800 mil advogados ao todo, mas se todos os bacharéis em direito fossem aprovados no exame da OAB, a quantidade de advogados no Brasil facilmente chegaria aos três milhões.

O importante na realidade, é após a reprovação não desistir e aproveitar essa chance para rever pontos que precisam ser melhorados, além também de poder se preparar melhor para a próxima tentativa. Para te ajudar nessa preparação, confira a seguir alguns passos que irão te ajudar:

6 Passos para virar o jogo da reprovação

  1. Reveja as questões erradas

Rever o questionário, principalmente as questões que você errou é um excelente método de estudos. Se você achar que esse é um passo trabalhoso, crie um cronograma de forma que essa revisão faça parte do seu estudo de rotina.

A melhor forma de realizar uma revisão de forma adequada é ter em mãos uma prova já realizada, aproveite essa prova para reler e refazer dentro do seu tempo as questões. Após isso, basta refazer toda a prova sem realizar qualquer tipo de consulta.

Mesmo que a prova mude a cada aplicação do exame, você poderá ver que as questões possuem padrões semelhantes, e para conseguir se dar bem em uma nova aplicação é preciso dominar o conteúdo que é cobrado e também o método de avaliação. Ao refazer a prova você já estará preparando essas habilidades em você.

  1. Não deixe para estudar depois

Esse é um verdadeiro mal do ser humano: a procrastinação. Diversos estudos afirmam que fazemos a procrastinação por subestimar o tempo, e com isso acabamos nos frustrando em diversas áreas da vida, até mesmo no Exame de Ordem.

Simplesmente acreditamos que uma tarefa complexa como estudar as questões que mais temos dificuldades pode ser realizada de forma rápida, sendo necessário apenas o uso do foco. Na realidade é sim preciso ter foco, mas muito mais tempo, o que exige um tempo de estudos maior, além da dedicação também.

  1. Faça simulados online

Se você tem problemas com ansiedade ou nervosismo durante a prova, basta praticar as situações da prova. Crie o ambiente semelhante, ajuste o tempo e crie uma simulação da prova real.

Através desse método, seu cérebro se acostumará com a situação e você poderá criar técnicas para responder as questões da melhor forma possível, afinal saber administrar o tempo também é essencial para que você conquiste uma aprovação.

 

 

  1. Aprenda a fazer resumos

Para as pessoas que sentem dificuldades em organizar conteúdos, criar resumos é uma excelente forma de melhorar a capacidade de compreensão. Diversas pessoas possuem a facilidade de se lembrar daquilo que foi estudado, a famosa memória visual, que poderá ajudar você a escolher o que é importante em sua memória, fazendo com que você se lembre desse conteúdo sempre que precisar.

  1. Aproveite seu tempo ocioso

O tempo no espaço urbano possui inúmeras lacunas, passamos horas em filas para banco, horas dentro do ônibus, no supermercado, nossa vida é esperar. Por essa razão, quando você sabe administrar esse tempo adequadamente você consegue simplesmente utilizá-lo da melhor forma possível.

Para realizar esse aproveitamento adequadamente, basta estar sempre com um material de consulta rápida e fácil dentro da mochila, da bolsa, de onde for. Atualmente com as facilidades da internet também é possível acessar conteúdos através do celular com arquivos em PDF, vídeoaulas e com isso você aproveita sua espera enquanto rever o conteúdo ou aprende algo novo.

  1. Mude a sua forma de estudar

Caso seus métodos de estudo não tenham proporcionado os resultados esperados, é preciso avaliar e modificar as formas que você está utilizando para estudar. Mas, isso não significa que você não deva mais estudar da mesma forma, e sim que você pode incluir em sua rotina diversas formas modernas de aprendizado.

Atualmente, muitos cursos para a prova da OAB têm se destacado, pois conseguem auxiliar os alunos com explicações de professores, podendo ser acessado de qualquer lugar e em qualquer hora, o que facilita e muito os estudos para alunos que não têm tempo livre para se dedicar aos estudos de forma mais profunda.

Estudando através de um curso online, você tem diversas vantagens, sendo as principais:

  • Flexibilidade de horário, onde você pode aproveitar o máximo do seu tempo (fins de semana, feriados e outros) e criar seu próprio programa de estudos;
  • Assistir às videoaulas quantas vezes desejar, caso tenha dificuldade você pode simplesmente retornar à explicação quantas vezes quiser ou pausar o vídeo para realizar uma consulta complementar. Assistir às explicações várias vezes para memorizar melhor o assunto;
  • Economia, afinal você economizará muito sem precisar ir até uma instituição de ensino, seja por distância, por trânsito além também de economizar o dinheiro da passagem de ônibus, da gasolina, estacionamento e alimentação.

Não conhece um bom curso? Clique aqui e conheça o Curso Ceijur, onde você poderá tirar proveito de todas essas vantagens e claro, conseguir sua aprovação na OAB.

Lembre-se sempre que uma reprovação na OAB é completamente comum e serve como aprendizado, realizar a prova mais uma vez sem dúvidas te proporcionará mais conhecimento e será de grande utilidade no futuro.

Professor e Coach Roberto Conceição

https://www.facebook.com/prof.robertoconceicao

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário