Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo!

Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo!

Foi reprovado na OAB? 6 passos para virar o jogo

O Exame da OAB é um pré-requisito para os bacharéis que desejam atuar na área do Direito. Porém, é comum que o candidato acabe não conseguindo passar de primeira. Existem avaliações que já tiveram cerca de 12 mil aprovados apenas em um total de 115,3 mil inscritos.

Esses dados comprovam que é extremamente comum que haja uma reprovação em massa na OAB. A taxa de reprovação no exame chega a 90%, fazendo com que muitos candidatos fiquem frustrados, principalmente pelo principal objetivo do exame ser a escolha da carreira.

Existem diversas faculdades de Direito no país, com 800 mil advogados ao todo, mas se todos os bacharéis em direito fossem aprovados no exame da OAB, a quantidade de advogados no Brasil facilmente chegaria aos três milhões.

O importante na realidade, é após a reprovação não desistir e aproveitar essa chance para rever pontos que precisam ser melhorados, além também de poder se preparar melhor para a próxima tentativa. Para te ajudar nessa preparação, confira a seguir alguns passos que irão te ajudar:

6 Passos para virar o jogo da reprovação

  1. Reveja as questões erradas

Rever o questionário, principalmente as questões que você errou é um excelente método de estudos. Se você achar que esse é um passo trabalhoso, crie um cronograma de forma que essa revisão faça parte do seu estudo de rotina.

A melhor forma de realizar uma revisão de forma adequada é ter em mãos uma prova já realizada, aproveite essa prova para reler e refazer dentro do seu tempo as questões. Após isso, basta refazer toda a prova sem realizar qualquer tipo de consulta.

Mesmo que a prova mude a cada aplicação do exame, você poderá ver que as questões possuem padrões semelhantes, e para conseguir se dar bem em uma nova aplicação é preciso dominar o conteúdo que é cobrado e também o método de avaliação. Ao refazer a prova você já estará preparando essas habilidades em você.

  1. Não deixe para estudar depois

Esse é um verdadeiro mal do ser humano: a procrastinação. Diversos estudos afirmam que fazemos a procrastinação por subestimar o tempo, e com isso acabamos nos frustrando em diversas áreas da vida, até mesmo no Exame de Ordem.

Simplesmente acreditamos que uma tarefa complexa como estudar as questões que mais temos dificuldades pode ser realizada de forma rápida, sendo necessário apenas o uso do foco. Na realidade é sim preciso ter foco, mas muito mais tempo, o que exige um tempo de estudos maior, além da dedicação também.

  1. Faça simulados online

Se você tem problemas com ansiedade ou nervosismo durante a prova, basta praticar as situações da prova. Crie o ambiente semelhante, ajuste o tempo e crie uma simulação da prova real.

Através desse método, seu cérebro se acostumará com a situação e você poderá criar técnicas para responder as questões da melhor forma possível, afinal saber administrar o tempo também é essencial para que você conquiste uma aprovação.

 

 

  1. Aprenda a fazer resumos

Para as pessoas que sentem dificuldades em organizar conteúdos, criar resumos é uma excelente forma de melhorar a capacidade de compreensão. Diversas pessoas possuem a facilidade de se lembrar daquilo que foi estudado, a famosa memória visual, que poderá ajudar você a escolher o que é importante em sua memória, fazendo com que você se lembre desse conteúdo sempre que precisar.

  1. Aproveite seu tempo ocioso

O tempo no espaço urbano possui inúmeras lacunas, passamos horas em filas para banco, horas dentro do ônibus, no supermercado, nossa vida é esperar. Por essa razão, quando você sabe administrar esse tempo adequadamente você consegue simplesmente utilizá-lo da melhor forma possível.

Para realizar esse aproveitamento adequadamente, basta estar sempre com um material de consulta rápida e fácil dentro da mochila, da bolsa, de onde for. Atualmente com as facilidades da internet também é possível acessar conteúdos através do celular com arquivos em PDF, vídeoaulas e com isso você aproveita sua espera enquanto rever o conteúdo ou aprende algo novo.

  1. Mude a sua forma de estudar

Caso seus métodos de estudo não tenham proporcionado os resultados esperados, é preciso avaliar e modificar as formas que você está utilizando para estudar. Mas, isso não significa que você não deva mais estudar da mesma forma, e sim que você pode incluir em sua rotina diversas formas modernas de aprendizado.

Atualmente, muitos cursos para a prova da OAB têm se destacado, pois conseguem auxiliar os alunos com explicações de professores, podendo ser acessado de qualquer lugar e em qualquer hora, o que facilita e muito os estudos para alunos que não têm tempo livre para se dedicar aos estudos de forma mais profunda.

Estudando através de um curso online, você tem diversas vantagens, sendo as principais:

  • Flexibilidade de horário, onde você pode aproveitar o máximo do seu tempo (fins de semana, feriados e outros) e criar seu próprio programa de estudos;
  • Assistir às videoaulas quantas vezes desejar, caso tenha dificuldade você pode simplesmente retornar à explicação quantas vezes quiser ou pausar o vídeo para realizar uma consulta complementar. Assistir às explicações várias vezes para memorizar melhor o assunto;
  • Economia, afinal você economizará muito sem precisar ir até uma instituição de ensino, seja por distância, por trânsito além também de economizar o dinheiro da passagem de ônibus, da gasolina, estacionamento e alimentação.

Não conhece um bom curso? Clique aqui e conheça o Curso Ceijur, onde você poderá tirar proveito de todas essas vantagens e claro, conseguir sua aprovação na OAB.

Lembre-se sempre que uma reprovação na OAB é completamente comum e serve como aprendizado, realizar a prova mais uma vez sem dúvidas te proporcionará mais conhecimento e será de grande utilidade no futuro.

Professor e Coach Roberto Conceição

https://www.facebook.com/prof.robertoconceicao

Sobre o Autor:

15 Comentários

  1. minecraft 04/10/2018 em 02:34

    When someone writes an post he/she maintains the idea of a
    user in his/her mind that how a user can understand it.
    Thus that’s why this paragraph is perfect. Thanks!

  2. minecraft 04/10/2018 em 13:01

    Very nice post. I certainly love this site. Keep writing!

  3. minecraft 05/10/2018 em 02:05

    I constantly spent my half an hour to read this blog’s articles or
    reviews all the time along with a cup of coffee.

  4. minecraft 05/10/2018 em 15:37

    Its like you read my mind! You appear to grasp a lot about this,
    like you wrote the ebook in it or something. I believe
    that you just could do with some p.c. to pressure the message home a bit, but other than that,
    that is great blog. A great read. I’ll certainly be back.

  5. minecraft 05/10/2018 em 19:59

    Hi there, I enjoy reading through your post. I like to write a little comment to support you.

  6. minecraft 06/10/2018 em 08:13

    I have been browsing online more than 2 hours
    today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all web
    owners and bloggers made good content as you did, the
    internet will be much more useful than ever before.

  7. minecraft 07/10/2018 em 07:10

    Greetings! I know this is somewhat off topic but I was wondering which
    blog platform are you using for this site? I’m getting fed up of WordPress
    because I’ve had problems with hackers and I’m looking at
    alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  8. minecraft 07/10/2018 em 19:08

    Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your
    blog posts. Any way I will be subscribing to your augment
    and even I achievement you access consistently
    rapidly.

  9. minecraft 07/10/2018 em 21:29

    Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  10. minecraft free download 2018 08/10/2018 em 12:18

    Thanks for the marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it,
    you can be a great author. I will remember to bookmark your blog and will often come back sometime soon. I want to encourage
    one to continue your great job, have a nice holiday weekend!

  11. minecraft free download 2018 09/10/2018 em 11:01

    Your way of describing all in this piece of
    writing is actually pleasant, all be capable of easily
    be aware of it, Thanks a lot.

  12. minecraft free download 2018 10/10/2018 em 08:06

    Excellent, what a web site it is! This blog provides helpful data to us,
    keep it up.

  13. tinder dating site 16/10/2018 em 07:31

    I have been browsing online more than 2 hours today,
    yet I never found any interesting article like yours. It is pretty
    worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content
    as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  14. minecraft secret free download 18/10/2018 em 08:28

    What’s up, all the time i used to check webpage posts here in the
    early hours in the dawn, since i love to gain knowledge of
    more and more.

  15. furtdso linopv 18/10/2018 em 09:12

    Please let me know if you’re looking for a article writer for your weblog. You have some really great posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some material for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Cheers!

Deixar Um Comentário